Editorial – Regulamentar é preciso

Por Portal Opinião Pública 13/06/2024 - 16:35 hs
Foto: Freepik.com / Reprodução rawpixel.com

A cada dia que passa, vemos de certa forma admirados, e de certa maneira assustados, a evolução da Inteligência Artificial e como ela vem sendo cada vez mais utilizada no nosso dia a dia. Desde as tarefas mais simples e fúteis, como a criação de figurinhas em aplicativos de mensagens, até a produção de conteúdo, a IA está cada vez mais inserida no cotidiano. Porém, é preciso começar a pensar em formas de como essa utilização possa ser regulamentada.

Atualmente, o Congresso já tem esse tema em pauta e vem organizando um seminário, segundo o portal G1, par debater o que pode ser feito para regularizar não somente o uso da IA, mas também o uso das redes sociais. E esse tópico precisa ser, realmente, muito bem avaliado.

O avanço das tecnologias digitais em um ambiente onde não há regulação pode gerar problemas gravíssimos de diferentes espécies. Nos últimos anos, por exemplo, temos visto o crescimento de discursos de ódio dentro das mídias sociais, justamente porque não há uma fiscalização maior nestes espaços, que têm se tornado lugares onde crimes diversos são cometidos. E com o crescimento do uso da IA, essa situação pode se agravar ainda mais.

Já temos visto que o desenvolvimento de mais ferramentas de Inteligência Artificial tem servido para que novos golpes sejam aplicados internet afora. Além disso, estamos em ano eleitoral e, caso não haja uma regulamentação destes instrumentos, o que garante que eles não serão utilizados para prejudicar ou ajudar determinado candidato? Isso para ficar somente em dois exemplos de como a IA pode ser prejudicial, caso seja utilizada por pessoas sem escrúpulos.

Buscar um controle maior sobre essa tecnologia é essencial para diminuir seu impacto negativo na sociedade. Pode ser impossível eliminar o mau uso destas ferramentas, mas ao menos é necessário buscar formas de garantir que não vivamos em um espaço sem lei.